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5 motivos que levam uma empresa a contratar um profissional de Administração

Administrador ESUP impedindo a queda
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De acordo com dados do IBGE, cerca de 60% das empresas fecham antes de completar cinco anos no mercado. Isso se deve a inúmeros fatores, como crises econômicas, mas o maior problema ainda se concentra na má gestão empresarial e de recursos, o que torna essencial a presença de um administrador especializado.

Apesar disso, o número de empresas sobreviventes (que são as que permanecem em atividade de um ano para o outro) continuam em um ritmo de crescimento. De 3,83 milhões em 2014 para 3,84 milhões em 2015. Indicando que há ainda um mercado crescente e amplo, ansioso por bons administradores. Confira agora 5 motivos que levam uma empresa a contratar um profissional de administração.

 

1. Controle financeiro

Um dos maiores problemas que a gestão empresarial enfrenta é relacionado com a gestão financeira. Quando é feito pelo próprio gerente do negócio, que pode ser o empresário há situações que prejudicam e muito a saúde financeira do empreendimento, como a mistura de despesas pessoais com as da empresa.

“Um dos maiores problemas que a gestão empresarial enfrenta é relacionado com a gestão financeira.”

Manter as saúdes financeiras em equilíbrio pode se tornar um grande desafio no mar de impostos e alíquotas e demais tributos. Outro profissional que também atua nessa área é o de Ciências Contábeis, mas dependendo do porte da empresa um Administrador que tenha se formado em um uma instituição confiável e reconhecida como a Faculdade ESUP, certamente estará apto a desenvolver estas atividades, saberá identificar quando for mais vantajoso terceirizar certos controles, ou mesmo, agregar soluções tecnológicas, automatizando processos, pagamentos e prevendo situações.

Um profissional de administração irá conhecer todos os gastos envolvidos no processo de produção e venda, e elaborar relatórios que especificam onde cada centavo foi investido. O empresário terá uma noção real dos custos de produção, enquanto a empresa poderá cumprir suas obrigações legais, como o pagamento de impostos com a tributação correta.

 

 

2. Autoconhecimento é um diferencial

O empresário pode ter fundado a empresa e escolhido a dedo cada produto a ser comercializado, mas isso não significa que saiba tudo sobre o próprio negócio. Para isso, é necessário conhecer a realidade do mercado e o comportamento do público consumidor. O administrador é o profissional que pode elaborar relatórios periódicos sobre a companhia, gerando mais autoconhecimento.

…é necessário conhecer a realidade do mercado e o comportamento do público consumidor

Steve Jobs é um grande exemplo disso. Ele sabia que era necessário “podar a árvore” para que ela crescesse mais e produzisse melhor. Após o seu retorno à Apple, nos dois anos que se seguiram, em 1997 de 350 produtos a empresa passou a oferecer apenas 10. Esse “case” de sucesso ficou famoso e está ilustrado em diferentes livros.  “A Única Coisa” de Gary Keller e Jay Papasan é um deles. Neste livro eles descrevem como o foco pode trazer resultados extraordinários. Porém “fazer as podas certas” exige conhecimento, que pode ser aprendido tanto através de tentativa e erro (que geralmente carrega um histórico de prejuízos pessoais e financeiros). Como através de um estudo atualizado com realidades do mercado, aliando teoria a pratica, conseguida através do investimento em capacitação.

“fazer as podas certas” exige conhecimento

O autoconhecimento é a única maneira de tomar boas decisões acerca dos colaboradores, investimentos em determinados setores, e elaboração de planos de ação, tendo maiores chances de se tornar um sucesso comercial.

 

Banner: Inscreva-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos3. Gestão de processos

O administrador é aquele que está habilitado a trabalhar em diversos setores do mercado, acumulando uma longa bagagem de conhecimento sobre o processo produtivo e de relação com o cliente. Um profissional com esse perfil conhece maneiras de otimizar os processos, economizando tempo dos colaboradores, e ampliando a produtividade da empresa.

Por ter uma formação que lhe permite entender todo o processo produtivo, este profissional é capaz de entender o negócio em uma visão macro. Em um curso completo de Administração, você também consegue enxergar a sua empresa dentro de um contexto maior, como os processos que existem fora do negócio, na relação com os clientes, governos e comunidade.

Em um curso completo de Administração você também consegue enxergar a sua empresa dentro de um contexto maior…

A gestão de processos é aquela que se dispõe a conhecer todas as etapas envolvidas desde o início da produção, e encontrar maneiras de reduzir erros e falhas, com o objetivo de entregar um produto de maior qualidade no menor tempo possível.

Mas não é necessário se desesperar com a preocupação em ser “onisciente”. O profissional de administração saberá entender, assim como no controle financeiro, quando alguma demanda específica precisa de mão de obra qualificada, ou mesmo, quando um processo necessite de um investimento em automação, que pode ter um custo alto no início, mas que muitas vezes se paga rapidamente com o ganho de performance adquirido. Ele também estará apto a considerar insumos e depreciações e buscar soluções que tenham o melhor custo benefício.

4. O poder do marketing

Uma boa estratégia de marketing é essencial para que a marca seja reconhecida e conquiste clientes. Com um profissional de administração no seu quadro de funcionários, é possível encontrar os produtos que merecem um maior destaque nas campanhas publicitárias, evitando o desperdício de recursos que poderiam ser muito melhor aproveitados em outros setores da empresa.

Uma boa estratégia de marketing é essencial para que a marca seja reconhecida e conquiste clientes.

Nem sempre o fato de um produto vender mais é o que o torna o “carro chefe” da empresa. Existem situações em que o consumo está mais ligado ao valor agregado a ele. Este valor que não está intrínseco no produto, muitas vezes vem pela qualidade do atendimento, patrocínios que a empresa realiza, causas que ela apoia ou até mesmo na embalagem do produto onde a experiência da sua abertura é o seu diferencial.

Um bom Administrador sabe enxergar esses elementos que vão além da publicidade e da exposição do produto, se através de Inbound Marketing (a criação de relevância para atração), Outbound Marketing (o anúncio direto para sinalizar quem já tem o interesse/necessidade) ou uma estratégia mista das duas soluções.

 

5. Gestão de RH

Essa pode ser uma das partes mais difíceis de ser um empresário. Reter talentos e encontrar novos é algo que demanda muito tempo e esforços. O administrador reconhece esse tipo de profissional, e é preparado para lidar com os bons colaboradores e lhes oferecerem melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, de maneira que se engajam com os propósitos da empresa e tendem a se dedicar mais ao crescimento do negócio.

Um administrador de qualidade sabe aliar ambições individuais e coletivas para um crescimento mútuo de empresa e colaboradores.

Se você está interessado em administrar a própria empresa ou se tornar um profissional de excelente qualidade na área, conheça a ESUP. Somos uma faculdade regional certificada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Conheça o nosso curso de administração e amplie os horizontes da sua carreira profissional.

Quero ser um dos motivos de referência em administração

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